OBS.: Desde 2019, licenças vitalícias de SketchUp não são mais comercializadas, fazendo assim com que a opção de licenciamento passe a ser anual para todos os usuários que decidirem atualizar o software.
A realidade aumentada vem impactando diversos segmentos do mercado e com a Arquitetura não é diferente. Empresas e escritórios devem estar preparados para as mudanças que essa tecnologia promove na área.
Essa encantadora tecnologia possibilita uma maneira totalmente nova de visualização de projetos. Ela mistura projetos e produtos elaborados digitalmente com elementos físicos do mundo real.
Se você pretende transformar sua maneira de atuar no mercado, você deve considerar o investimento nessa aplicação. Destacamos quatro bons motivos para a utilização de realidade virtual na arquitetura.
1- Diferencial Competitivo
Esse por si só já é um grande diferencial para que os escritórios de arquitetura utilizem a Realidade Aumentada em seus projetos. Quando clientes vivem experiências imersivas, que possibilitam interagir e “ver” o sonho deles se concretizando, tornam-se muito menos propensos a solicitar revisões e “entender” tudo o que foi pensado na arquitetura e design.
A experiência em Realidade Aumentada promove encantamento e fascinação nas pessoas, e em um mercado onde o “boca-a-boca” é primordial para aquisição de novos clientes, esse pode tornar-se um grande diferencial.
2- Estar antenado às tendências do mercado
Um arquiteto deve estar sempre atento as tendências do mercado. Projetos arquitetônicos em realidade virtual são arrojados, inovadores e impactantes, agregando a sua marca todos esses valores.
3- Os custos são baixos
O custo da adoção da tecnologia de realidade aumentada é muito baixo. Com uma assinatura anual do SketchUp Pro você tem acesso ao SketchUp Viewer, e com ele é possível utilizar seu próprio celular para projetar a realidade aumentada em conjunto com um ambiente real.
Para uma versão ainda mais exclusiva da Realidade Aumentada na arquitetura, você pode utilizar um óculos de realidade mista como o Microsoft Hololens e tirar proveito da mesma assinatura anual do SketchUp para Hololens.
4- Simular cenários reais
As simulações podem incluir coisas simples, como mostrar um móvel baixado no 3D Warehouse integrado a sala de um cliente, até grandes edificações, como edifícios residenciais e aeroportos, por exemplo.
É possível que arquitetos vejam em ambiente simulado como o projeto irá interagir em ambiente real, garantindo que a edificação seja mais funcional e segura.
O uso da aplicação também faz com que a empresa não gaste tempo refazendo projetos e esperando feedbacks.
Diferença entre a Realidade Aumentada x Realidade Virtual
Apesar de os dois conceitos estarem próximos, a Realidade Virtual na arquitetura se diferencia da Aumentada por ser produzida totalmente de modo virtual, quando a realidade aumentada interage com o ambiente físico real e a computação virtual.
Resumidamente, enquanto a Realidade Aumentada utiliza elementos e ambientes de verdade para incluir itens criados digitalmente, a Realidade Virtual é inteiramente feita no meio online, com símbolos e componentes que podem (ou não) se assemelhar ao que já existe.
Projetos mais assertivos com o uso da Realidade Aumentada
Uma das grandes vantagens da Realidade Aumentada no setor da Arquitetura e Construção é permitir que projetos sejam desenvolvidos e compartilhados por diversas pessoas simultaneamente.
Hoje a principal solução para realidade aumentada no setor da construção, tornou-se o SketchUp para Hololens, onde além de conseguir visualizar o contexto digital no ambiente real, profissionais e equipes de projeto também podem fazer anotações nos modelos, reuniões a distância, e tomar decisões precisam com o uso da realidade aumentada.
Com a antecipação do resultado final da construção, é possível observar e propor planos de mudança para o ambiente ou edifício em questão caso seja necessário, evitando que erros só sejam percebidos durante a execução do projeto ou quando já for tarde demais.
Sem contar que a apresentação do projeto nos dispositivos móveis viabiliza que o desenho possa ser ajustado e aprimorado quantas vezes for preciso até chegar a um resultado satisfatório.
Realidade Aumentada uso da Realidade Aumentada
O SketchUp Viewer, que faz parte do pacote de benefícios da assinatura anual do SketchUp, trabalha com seus projetos nativos do SketchUp e tem conexão direta com o 3D Warehouse e da plataforma de colaboração BIM baseada em nuvem, Trimble Connect.
Uma vez carregado o modelo no sketchup viewer é possível dimensioná-los conforme necessário para caber em um espaço disponível ou para ampliar algum detalhe específicos. Os modelos podem ser movidos, girados, afixados e relocados no espaço físico, possibilitando aos usuários andar em torno do projeto e examiná-lo a partir de qualquer ponto de vista.
Clique na imagem e veja a seguir uma apresentação detalhada do SketchUp rodando no Microsoft Hololens.
Além de suas ferramentas de visualização, o SketchUp Viewer conta com uma tecnologia de colaboração remota, permitindo que arquitetos e consultores de todo o mundo trabalhem juntos no mesmo modelo e em tempo real.
“Empoderar as pessoas para que possam projetar e se comunicar melhor em 3D é parte do nosso DNA. Através da plataforma do SketchUp, estamos comprometidos com a ideia de que a tecnologia não pode atrapalhar o caminho de nossos usuários”, disse Chris Keating, gerente geral do SketchUp. “Com o SketchUp Viewer, estamos dando outro grande passo para oferecer a melhor experiência para os arquitetos e seus clientes – a experiência de habitar seu próprio trabalho”.
Leia Também:
- Instalações Prediais: Como elaborar Projeto Hidrossanitário no SketchUp Pro
- Inspire-se, como um escritório de arquitetura em São Luís conquista mais clientes usando SketchUp e V-Ray
E você, já pensou em utilizar a tecnologia na sua rotina de trabalho?
A realidade virtual tem capacidade para revolucionar a Arquitetura.
Não fique fora dessa e descubra as melhores aplicações para os seus projetos e negócios.
Leia Também:
- Realidade Virtual na Arquitetura
- Você tem um alto custo com licenças de softwares? Veja como resolver!
- Nova assinatura anual do Sketchup: saiba qual é a opção ideal para o seu negócio
- Do estudo preliminar a construção com Sketchup Pro
- Modelagem Arquitetônica no SketchUp: Dicas de extensões para se tornar um especialista.
- 10 Dicas para o SketchUp nunca travar e ficar muito mais rápido!
- Diferenças entre Sketchup Make e Pro: o comparativo oficial definitivo!
- Conheça os atalhos do SketchUp e projete mais rápido!
- Veja quais requisitos recomendados para rodar o SketchUp
- Saiba agora como instalar plugins no Sketchup.
- Afinal, o que é norma NBR 15575 de desempenho na arquitetura?
- Usando tabelas para gerenciar planilhas no LayOut