O “Caminho Omar”: Uma paixão por escolas sustentáveis

Rate this post

O arquiteto Omar Calderón Santiago é um homem de visão. Como diretor de design da premiada empresa global Perkins Eastman, ele projeta edifícios escolares altamente sustentáveis que buscam fortalecer o sucesso dos alunos. Gostamos de aprender sobre o que o inspira a criar ambientes de aprendizado positivos para a rede.

Diretor de Design da Perkins Eastman—Omar Calderón Santiago.

 

Como você começou na indústria?

Fui formado em arquitetura e obtive dois diplomas em arquitetura, o primeiro pela Iowa State University e depois pela Columbia University para a pós-graduação. Juntei-me à Perkins Eastman logo depois de me formar.

Conte-nos sobre sua função na Perkins Eastman. então dessa forma 

Minha área de especialização é ambientes de aprendizagem. Lidero a prática de design das escolas K12 ao lado de Sean O’Donnell, que lidera a prática K12 da Perkins Eastman em toda a empresa, e Mary Rankin, que é a diretora administrativa da nossa prática Perkins Eastman DC.

Escritório Washington DC Perkins Eastman. Imagem cortesia de Perkins Eastman.

Trabalho no estúdio de Washington, DC, em projetos regionais e internacionais. Envolvi-me pela primeira vez no K12 através do lado internacional da prática. As primeiras escolas que projetei foram no exterior, variando de Abidjan, na Costa do Marfim, a Xangai, na China. Atualmente estou trabalhando na Escola Americana em Lima, Peru, e na Escola Americana na Cidade da Guatemala, Guatemala. Embora o K12 seja minha especialidade, também trabalho em projetos de ensino superior, residências para idosos, residências multifamiliares e projetos de uso misto.

Por que você gosta de trabalhar para a Perkins Eastman?

A Perkins Eastman é uma grande família global. A empresa é semelhante a um arquipélago de ilhas, pois possui muitas localizações, mas juntas formam uma empresa, permitindo-nos alavancar conhecimentos e recursos globais.

É um privilégio fazer parte de uma prática que me permite ver o mundo e me envolver com comunidades diferentes da minha. então dessa forma então dessa forma 

O lado K12 da prática foi fundado na premissa de que nós, como arquitetos, temos a capacidade e a responsabilidade de ter um impacto positivo na vida das pessoas e, em particular, na vida dos alunos. Não há razão para que toda escola não seja o espaço mais saudável, seguro e com maior economia de energia possível. Na raiz disso, todos os pais nas comunidades com quem converso querem a mesma coisa, que é o sucesso para nossos alunos.

Modelo SketchUp da entrada do Banneker Academic High School. Imagem cortesia de Perkins Eastman.

A Perkins Eastman vem desenvolvendo nossa prática K12 nos últimos 10 a 15 anos precisamente para projetar esses ambientes de aprendizado de alto desempenho. Começamos a usar nossa própria linguagem para descrever nossas escolas, cunhando o termo educação net-positiva, um spin-off da energia net-zero. O resultado positivo indica nossa aspiração de criar escolas de energia zero e neutras em carbono que sejam saudáveis ​​para se estar, mas além disso, nosso verdadeiro objetivo é alunos de alto desempenho. O sucesso dos alunos – esse é o jogo final. Perkins Eastman usa SketchUp e Sefaira para alcançar o design net-zero. então dessa forma 

Como a tecnologia apoia essa aspiração e seu papel como líder de design nesses projetos?

Como líder de design, é minha tarefa liderar a visão e apoiar as equipes de design para desenvolver essa visão da escola, e uso o SketchUp quase exclusivamente para isso. Uso o SketchUp há 15 anos desde os últimos dias e evoluí como arquiteto usando-o. Expandi meus recursos de desenho e representação para comunicar melhor as ideias.

Trabalho do SketchUp para iPad. Imagem cortesia de Perkins Eastman.

Forneci feedback ao SketchUp para seu iPad Beta. Estou muito feliz que algumas das minhas sugestões chegaram ao recém-lançado SketchUp para iPad. Tem sido tão transformador para o meu dia a dia como líder de design que não preciso usar o SketchUp no meu desktop há mais de três meses. Se há um lado positivo na pandemia, é que ela nos permitiu nos libertar para pensar em outras formas de trabalho que não são menos eficazes do que as formas de trabalho anteriores. então dessa forma então dessa forma 

Seu trabalho exige que você lidere a visão do design e de sua equipe. Por que você escolhe usar o SketchUp para fazer isso? então dessa forma 

A razão mais obtusa tem a ver com a forma como fui educado como arquiteto. Quando eu estudava na escola, dependia muito do desenho à mão porque era isso que se fazia na época. Lápis sobre pergaminho eram as ferramentas mais elementares que usávamos e desenhávamos grandes. Fazíamos esses exercícios onde desenhávamos móveis e detalhes em uma escala de 1:1. Refletindo sobre isso, o que você é capaz de absorver quando desenha as coisas dessa maneira é melhor do que qualquer manual técnico que você possa obter.

Quando cheguei à Universidade de Columbia para minha pós-graduação, os computadores haviam aparecido no estúdio. Eu era um arquiteto que desenhava à mão, mas de repente agora estou usando um computador para desenhar tudo. Eu decidi descobrir como isso me afetaria como arquiteto e descobri o SketchUp depois que me formei e comecei a trabalhar na Perkins Eastman. então dessa forma 

“O SketchUp apresenta uma barreira de entrada muito baixa, em termos de poder desenhar algo em 3D e imediatamente poder girá-lo e olhá-lo de vários pontos de vista e ângulos. Era tão intuitivo quanto desenhar com a mão. Usar o SketchUp representou o melhor dos dois mundos, fazendo um trabalho digital que pode ser reproduzido e representado, mas com a intuição de quase desenhar à mão.”

então dessa forma então dessa forma então dessa forma 

Com o lançamento do SketchUp para iPad e a capacidade de usar o Apple Pencil, tudo se encaixa – agora posso usar o SketchUp e usar um lápis de verdade. Essa conexão entre o cérebro e sua mão – não há nada parecido. Agora sou capaz de usar o SketchUp, do cérebro à mão para a tela. Tem sido libertador!

Conte-nos sobre seu fluxo de trabalho de design. então dessa forma 

Eu normalmente começo da escala macro e passo para a escala micro. Uma das primeiras coisas que faço é usar as ferramentas de geolocalização do SketchUp para ter uma noção da localização e dimensionar pelo menos na vista de planta. Essa compreensão do contexto é crucial porque a maioria das escolas que projetamos estão em áreas urbanas. então dessa forma então dessa forma então dessa forma 

Modelo de massa construído e geolocalizado no SketchUp. Imagem cortesia de Perkins Eastman.

A partir do modelo de contexto, iniciamos exercícios exploratórios de massa. Nesta fase, ainda não temos certeza do que a escola precisa ser. Meus colegas, Sean e Mary, e eu trabalhamos simultaneamente para definir e articular uma visão do que a escola quer ser. Ao mesmo tempo, estamos conversando com a comunidade, pois muitas vezes as melhores ideias vêm dos próprios alunos. É vital que envolvamos a comunidade desde o início do processo.

Engajamento do design comunitário. Imagem cortesia de Perkins Eastman.

Os modelos do SketchUp são apresentados à comunidade e nos ajudam a articular ideias e explicar conceitos. Eu começo do macro com o plano de  massas e então me aprofundo nos detalhes. À medida que aprendemos mais sobre o projeto, começo a adicionar mais detalhes, como pisos e peças de programação, para articular a forma do edifício. À medida que o edifício começa a tomar forma, mudamos para o envelope do edifício.

Quais extensões do SketchUp você usa? então dessa forma então dessa forma 

Vivo e sobrevivo usando muitas extensões do SketchUp — tenho algumas ferramentas que tenho usado quase exclusivamente. Descobri uma extensão chamada Profile Builder, que permite extrudar perfis e montagens de parede ao longo de um caminho. Isso facilita a construção de paredes inteiras muito rapidamente com apenas um traço de uma linha. Isso tem sido fundamental para acelerar meu fluxo de trabalho.

Quando se trata do envelope, eu uso uma série de outras ferramentas e outras extensões, a maioria delas gratuitas. Eu uso algo chamado Extrusion Tools, do desenvolvedor TIG. Eu uso várias extensões do Fredo6, que incluem ferramentas fenomenais para moldar e dimensionar coisas de maneira inteligente. Como regra geral, qualquer script que me permita modificar a geometria no SketchUp de maneira inteligente e intuitiva é algo que me interessa.

Escadas de componentes vivos. Imagem cortesia de Perkins Eastman.

Com o tempo, o SketchUp se aproximou cada vez mais da modelagem paramétrica. Agora estou explorando Live Components para fazer componentes complexos como escadas. Não preciso mais construir escadas, posso apenas pegar um componente ativo da escada e configurá-lo para se adequar ao que preciso. Isso tem sido fundamental para alcançar maior eficiência no meu fluxo de trabalho. então dessa forma 

Como você traz seu talento e personalidade para o trabalho que você cria?

No início da minha carreira, usei o Style Builder do SketchUp para criar meus próprios estilos de linha. Desenhei uma série de linhas usando lápis sobre pergaminho e as digitalizei no Style Builder. De repente, eu poderia criar no SketchUp, mas usar um estilo representativo que tivesse minhas próprias mãos. Isso se destacou tanto que os colegas do escritório começaram a usá-lo e até hoje chamam de “Estilo Omar”.

O estilo Omar, criado usando o SketchUp Style Builder em destaque. Imagem cortesia de Perkins Eastman.

Para renderizações, eu uso o Lumion por causa da velocidade com que ele entrega um visual bonito com pouco esforço. É libertador não precisarmos de hardware caro para fornecer visuais de qualidade.

Que tal experimentar tudo o que o SketchUp tem para oferecer? Entre em contato conosco e garanta já a sua avaliação gratuita de 7 dias! então dessa forma 

Sobre Perkins Eastman então dessa forma então dessa forma 

A Perkins Eastman é uma empresa de design global dedicada à experiência humana. É uma rede de mais de 1.100 pensadores, sonhadores e realizadores espalhados por 18 áreas de atuação e 24 estúdios interdisciplinares em todo o mundo. Eles se esforçam para deixar um impacto positivo duradouro na vida das pessoas e no mundo, envolvendo-se em um processo de design integrado e sempre mantendo as pessoas no centro do que fazem.

Confira nossa webinar para se manter sempre atualizado e otimizando seu fluxo de trabalho!

 



Leia Mais! então dessa forma então dessa forma então dessa forma então dessa forma 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This