O que os usuários buscam ao escolher um software BIM?

5/5 - (2 votos)

Já comentamos em algumas postagens anteriores que a tecnologia BIM é fundamental para o processo construtivo. Gera economia e reduz os custos da Obra. Conforme o conceito avança, proprietários de obras públicas ou privadas, começam a exigir o uso do BIM em seus projetos. Primeiro para os grandes projetos, mas em breve a tendência é disseminar por toda a cadeia construtiva.

Já á partir de 2021, a utilização do BIM na execução de obras e serviços de engenharia realizadas pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal será obrigatória conforme o decreto nº 10.306

Com esse avanço, todos os profissionais envolvidos no processo construtivo estão tendo que evoluir para o BIM, buscando as ferramentas mais adequadas para isso. Todos estão buscando aprender e implantar o conceito BIM nos seus projetos, preparando-se para essa nova realidade.

Mas isso não está sendo fácil para Arquitetos e Engenheiros. Migrar do 2D para o 3D e agora integrar o 3D ao BIM. E as principais empresas de software do mercado mundial não estão ajudando muito.

Qual o problema que os usuários enfrentam?

O Revit® foi o primeiro a se apresentar como BIM e vem impondo sua força ao mercado. Porém a ferramenta é considerada cara e de difícil aprendizado para o mercado brasileiro. Pode ser produtiva para os projetos milionários, mas está com muita dificuldade de ser um software BIM para o dia-a-dia, e, com certeza, não será o BIM PARA TODOS os tipos de clientes.

Além disso, as políticas da Autodesk com relação ao Revit® vem gerando muita insatisfação dos clientes que migraram para o software.  Temos inúmeros usuários desse software apresentando diversas reclamações por conta da falta de inovações dos softwares, interfaces ultrapassadas, ferramentas extras que não se adequam ao que o usuário precisa e o alto custo das licenças.

Abaixo vemos algumas das maiores reclamações dos clientes do Revit® apresentadas pela AEC MAGAZINE:

  • Clientes tiveram que negociar e optar por cinco modelos de licenciamento diferentes somente nos últimos 4 anos.
  • Questionam anos de aumentos de preços considerando a falta de desenvolvimento do Revit®. Viram um aumento de 70% no custo das licenças  até o final de 2019;
  • Tinham uma necessidade urgente de estabilidade de custos e flexibilidade nos tempos difíceis que estão por vir.
  • Estão percebendo baixos níveis de desenvolvimento de produtos para o software mais crítico para seus negócios, enquanto experimentam melhorias insignificantes na produtividade.
  • Foram forçados a assinar “coleções” de produtos não integrados, que são explicados como de alto valor, mas, na realidade, não se encaixam nas necessidades de seus negócios;
  • Ficaram frustrados com os recursos de geometria do Revit® para fabricação e construção, forçando-os a gastar ainda mais em software de terceiros para preencher as lacunas;
  • Perderam a confiança nas promessas repetidas anualmente de inovações significativas.

Clique aqui para ver mais a pesquisa de satisfação dos clientes Autodesk.

Devido às diversas criticas pautadas pelos clientes Autodesk, uma quantidade relevante de líderes de empresas AEC enviou uma carta aberta ao CEO da Autodesk frisando o aumento de preços dos software e a falta de inovação nas atualizações. Clique aqui para ler a carta na íntegra.

Por que considerar um novo BIM?

Nesse cenário alguns usuários se sentem inseguros em adquirir um software BIM por conta desse tipo de depoimento. Para onde ir? Qual o melhor software BIM para o momento atual? Como equilibrar produtividade, curva de aprendizado e custos?

Os clientes estão descobrindo que alto custo não significa alta performance. Ao escolher um software BIM você precisa focar em recursos úteis para você e não ferramentas que você não utiliza e só encarecem o software todo o ano. 

Pensando nisso a totalCAD estudou várias soluções BIM, buscando encontrar um software mais adequado para a realidade brasileira. Um software que apresentasse uma baixa curva de aprendizado com um custo inicial compatível para os projetos de médio e pequeno porte e  que não aparesente os imprevistos citados acima. Um BIM PARA TODOS!! Focado na necessidade de arquitetos, designers de interiores e fabricantes de móveis, que contenha todos os recursos relevantes incluídos exatamente para essas profissões.

Conheça o ARCHLine.XP

O ARCHLine.XP contém todos os dados para preparar os documentos de construção como plantas, vistas em 3D e seções / elevações ao mesmo tempo. Você pode colocar o modelo 3D diretamente no projeto ou buscá-lo no SketchUp, você salva as propriedades da parede para obter a forma e o tamanho desejados para criar o modelo 3D a qualquer momento. Tem um foco maior e geral (com muitos, tipos de produtos especializados disponíveis).

Trazendo praticidade e modernidade, o ARCHLine.XP entrega uma solução que engloba diversos recursos sem a necessidade de usar diversos plug-ins para completar o software. Além de ser colaborativo com diversos softwares e entregar arquivos em diversos formatos. Ele cria um modelo central (BIM), a partir do qual todos os cálculos, estimativas, levantamentos de quantidade, seções e elevações são originados.

O ARCHLine.XP possui modelo de licenciamento amigável, oferecendo licenças perpétuas, enquanto que outros softwares BIM estão disponíveis apenas através de licenças de subscrição, ou seja, aluguel.

Mais uma vantagem de utilizar uma solução BIM como o ARCHLine.XP, é a interface que é muito familiar para quem já utiliza softwares como SketchUp®,  AutoCAD® e ZWCAD®.

Existem semelhanças consideráveis em relação à interface e à navegação entre o ARCHLine.XP e o SketchUp, pois ambos seguem os padrões de modelagem ou CAD. As ferramentas mais usadas podem ser encontradas na barra de ferramentas (o ARCHLine.XP agrupa seus recursos em uma barra de fita) e existem elementos adicionais (bandejas, grades, etc.), que você pode fixar na área de trabalho para encontrar facilmente o que você precisa.

O ARCHLine.XP possui também um mecanismo de renderização embutido, com o qual podemos modelar e ter uma ideia do produto final no mesmo ambiente. Embora o renderizador ARCHLine.XP seja capaz de criar visuais fotorrealistas por conta própria, ele também pode se conectar a outros renderizadores de terceiros.

Você pode trabalhar com uma grande variedade de produtos de software CAD e BIM, tais como Revit®, ArchiCAD®, Allplan®, VectorWorks®, etc. Além disso, o programa liga-se a modeladores 3D e produtos de software de renderização, tais como V-Ray, Lumion®, Artlantis®, Thea Render®, etc. Isto permite grandes oportunidades de colaboração, além de entregar arquivos nas saídas de modelo 3D: .3DS ™,.SKP, .DWG ™, .DXF, .FBX®, .IFC, .KMZ, .OBJ, .STL, .WRL

Atualmente vemos que os usuários de software BIM estão demandando soluções mais especificas para trabalhar e baseada nessa realidade a totalCAD trouxe o ARCHLine.XP para atender esse público que busca modernidade e eficácia em um software além de trazer preço acessível, condizente com o seu negócio. 

Conheça mais sobre essa solução aqui.

Faça o download da versão de avaliação grátis por 30 dias, e GANHE um curso para ampliar a sua experiência durante esse período de teste.

Gostou desse conteúdo? Conte para gente o que gostaria de ver por aqui: comunicacao@totalcad.com.br

Até o próximo post! 


Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This