OBS.: Desde 2019, licenças vitalícias de SketchUp não são mais comercializadas, fazendo assim com que a opção de licenciamento passe a ser anual para todos os usuários que decidirem atualizar o software.
Os programas de representação gráfica de projetos de arquitetura e engenharia, hoje em dia, são muito diversos e têm mudado completamente a forma de projetar ao longo dos últimos anos. O software para arquitetura mais utilizado por arquitetos e engenheiros para elaborar maquetes eletrônicas no mundo inteiro, é, sem dúvidas, o SketchUp.
O SketchUp pode ser utilizado em várias fases de projeto e, para cada uma, tem funcionalidades específicas. Conhecer a fundo esses recursos viabiliza que o profissional aproveite cada vez mais o potencial incrível do programa, otimizando sua produtividade e aprimorando suas habilidades.
Para conhecer mais sobre os benefícios do SketchUp que você pode ter projetando com essa ferramenta e de que formas pode melhorar ainda mais seu uso, acompanhe nosso post!
Como evoluiu o SketchUp nos últimos anos?
Criado no ano 2000, o SketchUp foi originalmente desenvolvido pela At Last Software, que em março de 2006 foi comprado pela Google. É um software especializado em modelagem 3D, cujo principal foco sempre foi facilitar a criação de formas espaciais tridimensionais, e evoluiu de tal forma que, hoje em dia, é usado por diversos segmentos além da arquitetura.
O software conta com duas versões: o SketchUp Pro — que exige a compra de uma licença de uso e oferece uma gama de funcionalidades bastante completa — e o SketchUp Make — gratuito, que oferece grande parte dos comandos de desenho da versão Pro, com algumas exceções, como a importação e exportação de arquivos e as secções inteligentes.
As versões do programa desenvolvidas para plataformas Windows e Macintosh têm leves diferenças, que não prejudicam a adaptação do usuário, caso precise trocar de sistema operacional.
Uma das diferenças é que, na versão Windows, o programa não abre dois arquivos em simultâneo — é necessário iniciar outra sessão do programa. Já o sistema Macintosh permite o manuseio de mais de um arquivo na mesma sessão.
Acompanhando a evolução das tecnologias smart portáteis, o SketchUp há alguns anos já disponibiliza aplicativos para celulares e tablets, permitindo acesso aos modelos em qualquer lugar, agregando valor e praticidade à alteração de projetos.
Quais as vantagens do SketchUp?
Além da versatilidade para outras áreas, os benefícios do SketchUp oferecidos no uso desse programa especificamente para a construção civil tornaram a atividade de elaborar maquetes eletrônicas muito mais rápida, prática e acessível.
Facilidade de uso
O aprendizado do programa é extremamente fácil e intuitivo, de modo que a maioria das funções pode ser compreendida e desempenhada sem o profissional precisar participar de cursos antes. Exatamente por esse motivo é que rapidamente ganhou uma enorme quantidade de adeptos ao redor do mundo.
As maquetes eletrônicas compostas pelos recursos do SketchUp possibilitam que tanto os clientes como a equipe de trabalho compreendam os projetos detalhadamente. Assim, as chances de erros no entendimento da proposta e, mais tarde, na sua execução, são consideravelmente diminuídas, o que gera mais segurança para todos os envolvidos.
Empregabilidade
Apesar do AutoCAD ser o software mais comum, especialmente para desenhos bidimensionais, a praticidade do SketchUp rapidamente aumentou sua importância no mercado. Nos últimos anos, essa importância se tornou ainda mais significativa, devido aos recursos lançados para aprimorar de vez as maquetes produzidas pelo SketchUp, como plug-ins, renderizadores, etc.
Desse modo, como outros programas de desenho, o SketchUp passou a fazer parte de um conjunto de habilidades praticamente mandatório, exigido na maioria dos escritórios de arquitetura e engenharia, tanto para profissionais quanto para estudantes que desejem trabalhar diretamente com esse nível de prática projetual.
Warehouse
Outra vantagem incrível do SketchUp é a 3D Warehouse. É uma plataforma integrada com o programa, que reúne a maior coleção de blocos tridimensionais em todo o mundo: cerca de 2.2 milhões de arquivos disponíveis. Os exemplos abrangem desde modelos de mobiliário, objetos decorativos, plantas, esquadrias, até texturas de materiais ou elementos estruturais.
Com a Warehouse, o profissional tem, então, inúmeras possibilidades de acabamento e finalização dos projetos 3D, inclusive com objetos modelados a partir de produtos existentes em lojas, o que aumenta ainda mais o nível de realismo do projeto em comparação com o resultado final.
Extension Warehouse
Semelhante à 3D Warehouse, a biblioteca de plug-ins para SketchUp contém mais de 400 opções de extensões. Cada uma delas oferece recursos únicos, como renderização, modelagem, análise de consumo energético e produtividade, dentre várias outras.
Na página My Extensions e na aba de mesmo nome dentro do programa, o usuário pode visualizar e gerenciar facilmente todas as extensões adicionadas ao software, ativando, desativando ou atualizando sempre que necessário.
Atualizações
Os desenvolvedores do software sempre lançam, a cada ano, uma nova versão do programa, acrescentando comandos e melhorando o uso em vários aspectos, inclusive na sua interoperabilidade com outros programas usados na construção civil.
Nas últimas atualizações, o SketchUp tem focado em se aproximar cada vez mais uma plataforma BIM, que é a maior tendência na prática da arquitetura e engenharia, uma vez que integra, num mesmo modelo 3D, informações de todo tipo sobre o projeto: quantidades, orçamentos, cronogramas, gerenciamento e planejamento.
Dessa forma, o SketchUp tem sido, cada vez mais, programado para dialogar direta e facilmente com softwares como o Revit e o ArchiCAD, por exemplo, facilitando ainda mais o trabalho dos profissionais.
Preço
Caso você faça o download da versão gratuita, o único investimento que precisará fazer é de tempo de aprendizado. Afinal, como já mencionado, o SketchUp Make é bastante completo em termos de ferramentas de desenho tridimensional e aceita integração com plug-ins diversos, com o mesmo nível de excelência.
No entanto, se você deseja extrair do modelo 3D os desenhos técnicos, tais como plantas, planos de corte, fachadas ou fazer exportação para outros softwares CAD, é mais interessante adquirir uma licença de uso. O SketchUp Pro 2018 conta exatamente com essas funcionalidades, integração com outras plataformas BIM e atribuições avançadas.
Existem alguns tipos de assinatura de uma licença da versão Pro, com valores diversos. Licenças de acesso permanente ao SketchUp e ao Layout, educacionais, corporativas — tudo depende da necessidade apresentada pelo cliente. Portanto, o mais interessante é fazer orçamentos e estudar o que mais se encaixa às possibilidades.
Como o SketchUp pode melhorar meus projetos de arquitetura?
Os recursos adicionais que surgem a cada ano fazem com que os profissionais se dediquem a elaborar, além de projetos arquitetônicos cada vez mais personalizados, de excelente funcionalidade e aproveitamento de espaço, formas de apresentação que potencializem a compreensão das soluções e encantem os clientes.
Opções de visualização
Os modos de visualização possíveis em uma maquete 3D feita no SketchUp são infinitas. Tanto as perspectivas internas como as externas podem ser exploradas a partir de vários ângulos e alturas de observação, e saber manusear esses pontos de vista pode ser crucial para que a imagem da maquete seja bem compreendida.
Além do mais, particularidades de terreno, por exemplo, podem ser observadas mais detalhadamente a partir de modelos 3D — afinal, é muito mais fácil perceber as inclinações e curvaturas de um terreno em uma maquete do que com uma planta de curvas de nível. Dessa forma, o cliente compreende a totalidade dos fatores que levaram a determinada solução.
Maquete 360º
A febre das imagens 360° começou com a popularização desse recurso no Facebook, com a finalidade de transportar virtualmente o espectador para lugares espetaculares ao redor do planeta. O potencial dessa ferramenta foi rapidamente notado por arquitetos, designers e engenheiros, que começaram a utilizá-la na apresentação de projetos.
Apesar de parecer um recurso avançado demais num primeiro olhar, logo os profissionais puderam perceber que é perfeitamente acessível, pois basta unir a modelagem do SketchUp a uma renderização de alta resolução.
Alterando algumas configurações, a renderização em 360° é feita por meio do próprio renderizador. Em seguida, para publicar essa imagem nas redes sociais, é necessário fazer o upload num site especializado, que oferece inclusive geolocalização e, por último, publicar no Facebook como uma imagem normal.
Realidade virtual
Mais um recurso recente para a construção civil, mas que vem provando cada vez mais o seu valor, especialmente para trabalhos de arquitetura de interiores, seja residencial, seja comercial ou corporativa.
Utilizar a realidade virtual aumenta a percepção de valor dos projetos, facilita a compreensão de detalhes e conquista o cliente de forma definitiva, trazendo-o para dentro do ambiente antes mesmo de ser concluído. Além disso, possibilita interatividade com o espaço, ainda que não construído, e reduz o tempo de aprovação das soluções.
Em grandes obras, funciona também como uma ferramenta de acompanhamento e atualização, mantendo todos os profissionais envolvidos atualizados sobre a evolução da execução dos serviços.
Basicamente, consiste três componentes principais: o conteúdo em si, o software ou aplicativo e o óculos de realidade virtual. É imprescindível frisar aqui que, quando um desses fatores é negligenciado, a experiência do usuário ficará extremamente prejudicada. Assim, para garantir a excelência do recurso, é preciso atentar para alguns pontos:
- conteúdo: a renderização deve ser de alta qualidade, gerada em 360° — afinal, uma visão 360° da maquete eletrônica pura, sem acabamentos e iluminação, não gera o mesmo impacto sobre o cliente;
- software ou aplicativo: a imersão no ambiente só pode ser feita adequadamente por meio de programas especializados, especialmente em smartphones;
- óculos de realidade virtual: são os responsáveis por permitir a visualização da imagem 360° em primeira pessoa, como se a pessoa estivesse de fato dentro do ambiente.
Desse modo, investindo em equipamentos e softwares especializados nesse recurso, cujos níveis de aprimoramento tecnológico e valores de mercado atendem a possibilidades financeiras variadas, sua empresa pode facilmente adotar esse tipo de apresentação de projetos.
Em que etapas do projeto posso utilizar o SketchUp?
A flexibilidade do uso do SketchUp viabiliza sua aplicação em diversas etapas da construção civil, uma vez que tem potencial para gerar vários materiais diferentes, essenciais para o andamento das obras.
Concepção do projeto
Apesar da importância da etapa de modelagem do ambiente em si e de ser a atividade mais divertida para o profissional, devido ao estímulo à criatividade, o acabamento por meio da inserção de blocos 3D e texturas no SketchUp não é a única possibilidade do programa nessa fase do projeto.
Há um conjunto de comandos nativos do SketchUp que trabalham com geolocalização, possibilitando não apenas a inserção da imagem de satélite da região a ser trabalhada, mas também algumas informações de área, relevo e orientação solar — parâmetros essenciais para que o projeto possa tomar partido de todas as particularidades do local.
O usuário pode, ainda, inserir croquis, fotografias aéreas e imagens de formas complexas que serão necessárias ao projeto. Mas atenção: é necessário sempre configurar as imagens na escala correta, de forma a evitar erros cruciais que venham a prejudicar as soluções finais.
Outros comandos interessantes são o Match Photo, por exemplo, que transforma uma imagem 2D em uma volumetria; as diversas Views, que facilitam ao usuário visualizar o projeto alternando entre tridimensionalidade e projeções paralelas, dentre outros.
Regularização do projeto
O predomínio do AutoCAD em desenhos bidimensionais é expressivo. No entanto, essa fase, que tanto exige plantas e demais desenhos técnicos para compor o projeto executivo, também pode ser atendida pelo SketchUp.
É essa a função do programa auxiliar LayOut, que é instalado em conjunto com o SketchUp Pro. Totalmente integrados, o Layout abre arquivos feitos no SketchUp e elabora os documentos com diferentes vistas e seções, altera características do desenho, ajusta escala, insere legendas. No final, os arquivos podem ser exportados em vários formatos: .PDF, imagem, .DWG ou .DXF.
Dessa forma, é possível economizar tanto uma quantidade significativa de tempo, pois não é necessário ficar constantemente consultando um programa e outro para conferir informações, quanto o próprio investimento financeiro em softwares, uma vez que o LayOut já vem incluso na assinatura do SketchUp.
Apresentação do projeto
A apresentação de projetos é uma das etapas mais importantes na atividade de arquitetos, designers e engenheiros. Afinal, é para o cliente que se projetam espaços, buscando adequá-los às suas rotinas, necessidades e preferências pessoais.
Para dar mais personalidade à apresentação, uma boa alternativa é usar a ferramenta Style Builder, que também faz parte do pacote de instalação do SketchUp Pro. O Style Builder altera a aparência do desenho, atribuindo a ele estilos predefinidos ou customizados pelo próprio projetista ou outros usuários do programa, a partir de bibliotecas de estilos online.
Outra boa estratégia é a criação de cenas. Ferramenta nativa do software, essencial nessa fase, as cenas memorizam os pontos de observação ideais para que o ambiente seja compreendido da melhor forma possível, além de diversas outras configurações desejadas pelo projetista, como o não aparecimento de algum layer ou posicionamento do Sol.
A partir das cenas, fica mais fácil trabalhar a renderização e é possível tanto exportá-las para o LayOut, a fim de complementar os desenhos técnicos, como criar animações dentro do próprio SketchUp, tal como um ponto de partida para uma apresentação interativa — especialmente enquanto o projeto ainda está em fase de alterações.
Quais os melhores plug-ins para SketchUp?
Assim como no caso de outros softwares, os plug-ins para SketchUp funcionam de forma a potencializar as vantagens práticas oferecidas pelo programa e facilitar o trabalho dos profissionais, ao reunir todo tipo de ferramenta na mesma plataforma. Os principais são os renderizadores, que buscam a elaboração de imagens realistas a partir de modelos 3D.
V-Ray
É o renderizador mais popular entre arquitetos e designers. Como todo renderizador, o V-Ray tem objetivo de atribuir características de brilho, transparência e outras texturas às superfícies dentro da maquete eletrônica, gerando imagens fotorrealistas das cenas salvas no arquivo.
A integração do V-Ray com o SketchUp é total e o realismo das imagens resultantes sempre causa um fascínio sobre os clientes. Desde sua popularização, tem se tornado cada vez mais essencial no processo de vendas de empreendimentos dentro do mercado da construção civil, seja qual for sua natureza — residencial, comercial, público, corporativo.
Além disso, dentre os maiores benefícios da visualização prática oferecida pela renderização de alta resolução, está a possibilidade de os profissionais testarem diversos acabamentos e soluções de projeto, a fim de estudar qual opção se encaixa melhor no programa de necessidades apresentado e nas dimensões espaciais disponíveis. Todos esses fatores geram mais confiança nos clientes e segurança no exercício da profissão.
SU Podium
O SU Podium também é um renderizador, uma alternativa mais econômica frente aos custos de assinatura de outras extensões. É compatível tanto com as versões Windows e Mac do SketchUp e trabalha com todas as características que garantem imagens renderizadas de qualidade: cores de fundo, céu, sombras, resolução ilimitada, luzes prontas, reflexos.
A interface do plug-in é bastante simples e não exige grande treinamento adicional ou experiência em renderização para manusear. Conta também com um buscador — que faz o download de acessórios, luzes, plantas e texturas 3D diretamente dentro do modelo — e com configurações avançadas de imagem.
Assim como no V-Ray, no Kerkythea e em outros renderizadores, durante a elaboração da imagem fotorrealista é aberta uma janela à parte, para que o usuário acompanhe a evolução e o tempo restante para finalização.
Shaderlight
Mais uma alternativa de renderização fácil e rápida, controlada a partir de uma barra de ferramentas que se integra à interface do SketchUp, eliminando a necessidade de inserir seu modelo em outra plataforma — bem como os já citados V-Ray e SU Podium. O fabricante oferece versões de teste, válida por 14 dias, e ainda a assinatura prolongada ou gratuita.
Conta com comandos de iluminação variados, como luz do sol e iluminação artificial de grande exatidão, possibilidade de elaborar animações a partir das imagens renderizadas e integração com armazenamento em nuvens. Os comandos do Shaderlight têm eficiência e fluidez garantidas tanto na versão SketchUp Make quanto na Pro.
Gabster
É um plug-in inteiramente grátis, especializado na criação de mobiliário personalizado e sob medida. Conta com mais de 500 componentes e 300 tipos de texturas à disposição do projetista, já considerando toda a engenharia e mecanismos dos móveis.
O Gabster é um grande aliado, principalmente na arquitetura de interiores, uma vez que é dinâmico, de alta precisão e economiza muito tempo de projeto, tanto na elaboração quanto no detalhamento das fixações, aberturas e fechamentos dos elementos de mobiliário.
Google Earth
Disponível desde a versão 7 do SketchUp, permite a criação de modelos para implantação posterior numa localização qualquer, dentro do Google Earth. Dessa forma, é possível visualizar a edificação diretamente implantada nas suas coordenadas precisas dentro de cidades.
Essa visualização fica especialmente interessante quando navegamos pelo Google Earth. Podemos ter uma ideia do tamanho real dos edifícios existentes modelados e inseridos, o que proporcionou grandes melhorias na interação dos usuários com os mapas.
Quais os requisitos de hardware para usar o SketchUp?
O SketchUp é um programa extremamente leve, que não induz obrigatoriedade de máquinas de última geração para funcionar adequadamente. No entanto, para evitar problemas como travamentos ou incompatibilidade com atualizações, certifique-se de que existam as seguintes condições mínimas de hardware:
- processador de 1GHz;
- 4GB de memória RAM;
- 16GB em espaço de disco total;
- 300MB de espaço livre em disco;
- placa de vídeo 3D com 512MB de memória ou mais, preferencialmente com suporte a OpenGL 3.0 ou superior.
Como posso adquirir o SketchUp?
Prefira fazer o download da versão Make diretamente do site da fabricante Trimble, a fim de garantir a segurança do seu equipamento de informática — uma vez que, em outros sites de download, existem grandes possibilidades de serem inseridos vírus prejudiciais à sua máquina.
Com relação à compra da licença da versão Pro, há também a alternativa diretamente com o site da fabricante. No entanto, a compra de assinaturas de diversas modalidades — profissional, estudante, professor ou pacote corporativo — por meio da TotalCAD, distribuidora exclusiva do software no Brasil, garante uma série de vantagens aos usuários:
- condições flexíveis de pagamento;
- suporte técnico e atualizações durante o período de vigência da assinatura (1 ano);
- compras realizadas em moeda nacional;
- emissão de comprovantes de serviços.
Um outro recurso interessante de combinar ao SketchUp é a pós-produção das imagens renderizadas com o Photoshop. Por meio dele, é possível fazer ajustes de cores, brilho de luzes e de reflexões, contrastes e inserção de cenários, entornos, figuras humanas, animais e diversos outros itens de humanização de cenas.
A finalização de imagens renderizadas com softwares como o Photoshop agrega ainda mais realismo às imagens e valor ao projeto como um todo.
O SketchUp, atualmente, é uma ferramenta imprescindível no exercício profissional de arquitetos, engenheiros e designers, por todos os recursos, vantagens e diferenciais que você pôde ver neste post.
Os cursos de aprimoramento, embora não sejam estritamente necessários para manusear o programa, potencializam seus conhecimentos e conferem maior fluidez ao trabalho. Com as exigências de mercado focando na velocidade da elaboração de soluções, essa rapidez de manuseio potencializa a produtividade e a lucratividade das empresas.
Gostou do nosso conteúdo? Ficou curioso para experimentar as funcionalidades e vantagens que o SketchUp tem para oferecer? Faça o download em nosso site e teste gratuitamente o software o quanto antes!
Realmente o Sketchup e as tecnologias BIM são fantásticas se associadas ao CAD…