Em nossa conversa com o artista 3D da MDI Digital AJ Jefferies no CG Garage, aprendemos muito sobre sua jornada artística e os obstáculos que o levaram a uma carreira de sucesso na ilustração CG.
Além de dedicar seu tempo a projetos regulares para clientes adultos, AJ gosta de trabalhar com jovens. Conversamos com AJ sobre uma iniciativa colaborativa empolgante, “The Monster Project”, na qual artistas profissionais reinventam criaturas mágicas desenhadas por crianças. Continue lendo para saber como a cena lúdica foi criada com tyFlow e V-Ray para 3ds Max.
Sobre AJ Jefferies
AJ Jefferies é ilustrador/animador de CG e sócio do estúdio de CGI MDI Digital. Ele tem talento para criar narrativas visuais cativantes e arte digital para publicidade, impressão e multimídia. Seu estilo brincalhão e cômico é visto no rebranding da linha de leite Dairy da Cadbury e em seus “Oscars alternativos” para a Esquire. Suas ilustrações inspiram conversas sobre temas sociais como brinquedos ecológicos (revista de bordo da Bruxelas Airlines) e nutrição (revista Women’s Health). AJ gosta de perseguir projetos de paixão, como colaborar com crianças no “Projeto Monstro”.
Qual é a ideia por trás do Projeto Monstro?
AJ: The Monster Project é um esquema fantástico criado e dirigido por Katie Johnson de Austin, Texas. Katie vai para escolas e centros comunitários locais e faz com que as crianças inventem e desenhem seus próprios monstros, então um monte de artistas de todo o mundo pegam essas criações fabulosas e colocam seu próprio toque criativo nelas, que Katie então compartilha com o crianças.
Dá às crianças uma visão de como suas ideias podem despertar a imaginação de completos estranhos, enfatizando a criatividade, a arte e a exploração. Mais importante ainda, é uma enorme quantidade de diversão para todos os envolvidos!
Como você descobriu e se envolveu?
AJ: Katie começou o projeto inicialmente em 2009 ou 2010, mas era apenas ela, indo para as escolas e desenhando suas versões do monstro de cada criança. Ela decidiu ampliar muito a rede e alcançou artistas de todo o mundo através da internet.
Um artista muito talentoso amigo meu chamado Timothy J. Reynolds twittou em 2014 que ele estava participando daquele ano. Eu nunca tinha ouvido falar disso antes, mas olhar para ele e ver o trabalho que Katie estava fazendo para reunir todas essas pessoas significa que eu imediatamente entrei em contato com ela e perguntei se eu poderia participar. Felizmente ela disse sim e desde então sou parte do projeto!
Qual é o processo criativo de passar de um esboço de giz de cera para uma imagem 3D renderizada?
AJ: Ao longo dos anos, meu processo criativo mudou um pouco, mas o principal para mim é tentar entender a essência dos monstros das crianças e, em seguida, tentar construir uma história divertida, uma imagem ou um mundo ao redor deles. Às vezes, esses cenários e mundos vêm muito rapidamente porque as crianças incluíram elementos para eu usar, às vezes eu deixo minha mente vagar e ver o que acontece!
Eu sempre começo com muitos esboços, miniaturas de ideias e composições para ver quais se encaixam bem. Também tenho que ter em mente que o que quer que eu esteja projetando, terei que modelar, texturar e iluminar. Então, quanto mais tempo eu gasto com a ideia da ilustração, menos tempo eu tenho para realmente dar vida a ela!
Uma vez que eu tenha estabelecido uma abordagem sólida, começarei a bloquear a cena no 3ds Max e modelar os personagens, geralmente no ZBrush. Vou começar a renderizar as coisas rapidamente, em parte para pensar na iluminação e no clima, mas principalmente para que eu possa ver como a composição da cena está se mantendo e, em seguida, desenhe por cima com quaisquer notas ou alterações que eu queira fazer mais abaixo linha.
“O V-Ray não suou quando chegou a hora de renderizar a arte completa em alta resolução!”
AJ Jeffries, MDI Digital
Depois de muitas iterações, as coisas acabarão se encaixando e, em seguida, ajustarei tudo o que puder no tempo que me resta. Eu tenho que encaixar meu trabalho nisso e em torno de meus compromissos profissionais, então muitas vezes isso pode significar queimar o óleo da meia-noite, mas eu realmente gosto de todo o processo.
Existem recursos do V-Ray que são essenciais para criar este trabalho?
AJ: Eu amo a suavidade e o calor que o subsurface scattering pode trazer aos objetos, então eu uso muito isso nas minhas ilustrações do Monster Project. Mas a principal característica é simplesmente velocidade pura. Usar IPR para iluminar cenas com feedback quase instantâneo é um salva-vidas, especialmente quando estou experimentando muitos looks diferentes. Para minha colaboração com Mariah (2021), usei o tyFlow para espalhar centenas de milhares de flores e objetos de grama. Eu realmente me preocupei por ter ido longe demais, mas o V-Ray nem suou quando chegou a hora de renderizar a arte completa em alta resolução!
Cadbury CRAVE: resultados de dar água na boca com V-Ray
- Empresa de design: Davis Design
- Cliente: Cadbury/Mondelez International
- Software: 3ds Max, ZBrush, V-Ray, Photoshop
Para esta renderização saborosa, AJ usou uma combinação de software para visualizar as cinco principais barras Cadbury do Canadá em cinco letras exclusivas. Todas as texturas foram criadas através de variações do material V-Ray SSS2, exceto o caramelo “E”, que foi obtido através da translucidez Vray Mat SSS/fog, e o “C” que era uma fotografia de favo de mel manipulada em um mapa de deslocamento.
Qual dos seus projetos Monster você mais gostou e por quê?
AJ: É muito difícil escolher apenas um! Sempre há coisas que eu mudaria em cada obra de arte, mas igualmente estou orgulhosa de cada uma. Ver os rostos das crianças uma vez que todos eles recebem seus monstros não tem preço.
Se eu absolutamente tivesse que destacar um, acho que seria a colaboração Monster de 2017 com Reagan. Fiquei muito feliz com a forma como a composição final ficou, e as expressões em todos os personagens, mas sem dúvida a melhor parte foi receber um vídeo de Reagan vendo pela primeira vez. A reação deles e o resto da turma trouxeram o maior sorriso ao meu rosto e, se eu estiver tendo um dia ruim, assistir ao vídeo curto sempre me anima!
Que tal conferir esta webinar sobre o V-ray Vision e descobrir tudo o que esse poderoso software tem a oferecer? Assista aqui!
Leia mais!
- Planejamento Urbano com o SketchUp Pro
- Como melhorar a qualidade gráfica dos seus desenhos no CAD
- Design Urbano fácil com SketchUp e BIM
- V-Ray para 3DS Max: Os segredos da Metrópolo de Madeira
- Pozas Design Group: projetando o edifício mais alto da América Latina
- Porque mudar para o ARCHLINE.XP, o BIM para todos
- 8 dicas para dar vida a um filme de arquitetura
- Detalhamento arquitetônico em projetos 3D com a Lund+Slaatto
- Dimensionamento rápido no BIM
- Como fortes narrativas de design levam a grandes projetos