Comandos ZWCAD: Parte II

Rate this post

Continuando nossa série sobre os principais comandos do ZWCAD, hoje apresentamos para vocês as principais ferramentas iniciadas pelas letras B e C.

Ops! Não viu os comandos com as letras anteriores? Sem problema, veja o artigo  aqui!

Agora vamos passar para B!

BLOCK

Como o próprio nome sugere, este comando serve para criar blocos.

Um bloco é uma entidade composta por várias entidades independentes, tornando mais fácil para você criar e usar diferentes combinações de objetos.

Passos:

  1. Desenhe as entidades geométricas a serem incluídas no bloco.
  2. Selecione todas as entidades a serem incluídas no bloco.
  3. Digite [BLOCK] e pressione Enter.
  4. Dê um nome ao bloco.
  5. Defina o ponto base, que é o ponto de inserção do bloco.
  6. Defina o comportamento (normalmente, você pode ir com a opção padrão “Permitir explosão”).

Depois de criar um bloco e salvar o desenho, você pode abri-lo no Design Center ou adicioná-lo às Paletas de ferramentas para acesso e uso posterior.

QUADRA

Dicas:
 
1. Não pule o passo 3 ou você pode ter problemas para inserir o bloco corretamente mais tarde.

2. A regra de nomeação de blocos é definida pela variável de sistema EXTNAMES. Quando a variável do sistema é 1, o nome do bloco pode consistir em até 255 caracteres, que podem ser letras, dígitos e espaços.

3. O nome do bloco no mesmo desenho deve ser sempre um e somente. Se um bloco for nomeado após um bloco existente, todos os seus atributos serão iguais aos do bloco preexistente.

BATTMAN

Depois de inserir este comando, o Block Attribute Manager aparecerá e permitirá que você gerencie e edite os atributos, textos e propriedades dos blocos de atributos.

Comando BATTMAN

Dica:
 
Ao editar um bloco sem atributos, você será avisado de que não há blocos de atributos no desenho atual, como mostra a imagem abaixo.

nenhum bloco de atributos no desenho atual

Continue lendo para ver como o BEDIT pode ajudá-lo com esse problema!

BEDIT

Às vezes, você pode querer modificar os blocos que já criou. O comando BEDIT ajuda a editá-los facilmente no Editor de bloco.

Passos:

  1. Digite [BEDIT] e pressione Enter.
  2. A caixa de diálogo Editar definição de bloco será exibida.
  3. Selecione um nome de definição de um bloco da lista.

Então você pode editar o bloco selecionado no Editor de Bloco. Por exemplo, definir seus atributos para evitar o problema que mencionamos usando BATTMAN.

Comando BEDIT

Dicas:
 
1. A caixa de diálogo Editar definição de bloco também pode ser aberta clicando duas vezes em qualquer bloco na área de desenho.

2. Você também pode inserir um novo nome de bloco em Edit Block Definition e criar definições para ele no Editor de Bloco. Este bloco recém-criado pode ser salvo clicando em Sim ao fechar o Editor de Bloco.

BMPOUT

Se você deseja imprimir algum (s) objeto (s) em seu desenho, experimente usar o BMPOUT para salvá-los no formato Bitmap (BMP) para um melhor resultado, já que este formato de arquivo armazena os dados de cor de cada pixel da imagem sem nenhuma compressão.

Passos:

  1. Insira [BMPOUT] e pressione Enter.
  2. Selecione os objetos a serem salvos no formato .bmp.
  3. Insira um nome de arquivo.
  4. Especifique o caminho para salvar e clique em Salvar.

Comando BMPOUT

Em seguida, você pode criar um arquivo BMP contendo os objetos selecionados, que são de resolução mais alta do que os arquivos JPG.

BREAK

Este comando é obrigatório para desenhar escadas em forma de U em um plano! É útil para desenhar diagramas de circuitos também.

Para uma seleção de ponto de interrupção mais rápida, sugiro que você modifique algumas configurações primeiro. Clique com o botão direito em Object Snap na barra de status na parte inferior e selecione Settings para abrir a caixa de diálogo Drafting Settings. No menu Object Snap, selecione todas as opções, exceto Object Snap On, como mostra a imagem abaixo.

configurações de snap a objeto

Passos:

  1. Insira [BREAK] e pressione Enter.
  2. Clique na entidade que deve ser quebrada (onde quer que você clique é o primeiro ponto de interrupção por padrão).
  3. Se necessário, insira “first” ou simplesmente “f”, pressione Enter e clique no primeiro ponto de interrupção da entidade selecionada.
  4. Especifique o segundo ponto de interrupção na entidade selecionada com um clique.

Comando BREAK

Então, a parte entre esses dois pontos de interrupção será cortada.

Dicas:
 
1. Quando um dos pontos de interrupção não está na entidade selecionada, um ponto na entidade que é o mais próximo a este ponto de interrupção será selecionado automaticamente como um dos pontos de interrupção.

2. Quando os dois pontos de interrupção são iguais, a entidade pode ser dividida sem excluir nenhuma parte. Para fazer isso, simplesmente insira “@” e pressione Enter ao selecionar o segundo ponto de interrupção.

3. No entanto, os métodos acima não se aplicam aos círculos. Se você deseja quebrar um círculo, deve selecionar dois pontos de interrupção diferentes.

Agora, continuamos com a letra C!

CHAMFER

No desenho 2D ou 3D, CHAMFER pode ser usado para fazer um corte em um canto ou ao longo de uma aresta. É um comando tão versátil que você pode aplicá-lo a diferentes objetos, como linhas, polilinhas, cilindros, etc. e executá-lo em vários modos. Os exemplos a seguir mostram como eu normalmente o usaria.

Passos para um chanfro 2D no modo TRIM:

  1. Digite [CHAMFER] e pressione Enter.
  2. Insira “d” (para distâncias) e pressione Enter.
  3. Especifique as duas distâncias do chanfro (o comprimento do ponto final de uma linha selecionada até o da linha do chanfro) respectivamente e pressione Enter. No caso abaixo, é 60 em ambas as linhas.
  4. Selecione as entidades (duas linhas conectadas no caso abaixo), entre as quais o chanfro será gerado.

Como você pode ver abaixo, um chanfro de 60 X 60 foi criado no canto.

Comandos CAD começando com C-2D CHAMFER

Etapas para um chanfro 3D no modo TRIM:

  1. Escolha uma das quatro visualizações no menu conforme desejar.Visualizações
  2. Digite [CHAMFER] e pressione Enter.
  3. Clique em uma linha e uma das duas faces conectadas por ela será selecionada automaticamente.
  4. Insira “OK” e pressione Enter. (Se a face selecionada não for a que você deseja, insira “NEXT” e pressione Enter duas vezes).
  5. Especifique as duas distâncias do chanfro (o comprimento do ponto final da aresta até o da linha do chanfro) respectivamente e pressione Enter.
  6. Selecione uma aresta na face selecionada para decidir onde deseja que o chanfro fique e pressione Enter.

Então você pode obter um chanfro 3D em uma entidade sólida. Você pode dizer pelo GIF abaixo que o ângulo do chanfro é determinado por ambas as distâncias do chanfro, neste caso, 45 ° é determinado por 50 X 50.

Comandos CAD começando com C-3D CHAMFER

Dicas:
 
1. Sempre identifique as distâncias do chanfro ou então nada será alterado.

2. Você não precisa necessariamente de um canto para fazer um chanfro 2D! Insira CHAMFER e selecione duas linhas separadas e um chanfro será criado automaticamente para conectá-las. Se você deseja apenas unir duas linhas sem criar um chanfro, basta definir as distâncias do chanfro como zero e selecionar as linhas.

CIRCLE

Com este comando, você não precisa correr em círculos tentando desenhar um círculo! Se você prestar atenção na linha de comando (um bom hábito que você deve desenvolver!), Verá que existem 3 outros modos (2 pontos / 3 pontos / Tangência, Tangência, Raio) para criar um.

modos de círculo na linha de comando

Para usá-los, basta inserir sua abreviatura (2P / 3P / TTR) após o passo 1 abaixo.

Passos para desenhar um círculo simples:

  1. Insira [C] e pressione Enter.
  2. Especifique o ponto central do círculo.
  3. Especifique o raio do círculo inserindo um número específico ou movendo o mouse aleatoriamente.

Passos para desenhar um círculo com 2 ou 3 pontos:

  1. Insira [C] e pressione Enter.
  2. Insira “2P” ou “3P” de acordo com se deseja desenhar um círculo com 2 pontos ou 3 pontos.
  3. Especifique os 2 ou 3 pontos um após o outro.

Então você pode obter um círculo com base nesses pontos.

Quanto ao modo TTR, você precisará especificar os dois pontos de tangência e, em seguida, o raio, que deve ser calculado de antemão. Caso contrário, o círculo criado não estará nos dois pontos de tangência que você especificou.

Dicas:
 
1. Lembre-se sempre de primeiro ligar o Object Snap pressionando a tecla F3 ou clicando em seu ícone na barra de status.

Em seguida, clique em “Configurações” no menu do botão direito do ícone para abrir a caixa de diálogo Configurações de desenho.

Por último, marque “Tangente” como um dos modos de snap a objeto. Dessa forma, sua seleção de pontos pode ser mais precisa.

2. Além disso, ao clicar no menu suspenso sob o ícone Círculo na barra de ferramentas, você descobrirá que existem no total 6 métodos para desenhar um círculo.

CLEANSCREENON e CLEANSCREENOFF

Muitos painéis lotando o espaço de trabalho? Este par de comandos ajuda a controlar a exibição deles convenientemente.

Passos:

  1. Insira CLEANSCREENON para ocultar todos os painéis abertos.
  2. Insira CLEANSCREENOFF para mostrar a interface de desenho completa com os painéis abertos anteriormente.

Comandos CAD começando com C-CLEANSCREENON & OFF

CONE

Você pode criar facilmente um cone com este comando. Lembre-se de escolher uma vista com antecedência, como você faz ao fazer um chanfro 3D.

Passos para criar um cone:

  1. Insira [CONE] e pressione Enter.
  2. Determine o centro da parte inferior.
  3. Defina o raio da parte inferior.
  4. Especifique a altura do cone.

Então você pode obter um cone com um raio e altura específicos.

Apesar do que o nome sugere, você pode fazer mais do que desenhar cones com isso! Ajustando o raio ou diâmetro superior, cilindros e cones truncados também podem ser criados. Para desenhá-los, basta realizar mais 2 passos e ter cuidado com os raios.

Etapas para criar um cilindro ou cone cortado:

  1. Repita as etapas 1-3 acima.
  2. Insira “t” e pressione Enter.
  3. Especifique o raio superior. (Torne-o igual ao raio inferior definido anteriormente, se você deseja criar um cilindro, e um raio diferente para um cone cortado.)
  4. Especifique a altura.

Aí está – cilindros e cones truncados executam etapas semelhantes para desenhar.

Comandos CAD começando com C-Cone

Dica:
 
Para fazer sua entidade 3D parecer mais estereoscópica, insira o comando ISOLINES para aumentar o número de linhas em uma superfície curva.

ISOLINES

CUI

Você pode personalizar o ambiente de trabalho para diferentes tarefas e torná-lo adequado aos seus hábitos de trabalho no ZWCAD. Depois de invocada pelo comando, a caixa de diálogo CUI ajuda a modificar livremente a interface do usuário, como adicionar e editar os comandos que você usa com frequência na barra de ferramentas de acesso rápido, personalizar teclas de atalho, reorganizar painéis nas duas interfaces de usuário (Clássica e Faixa de Opções) etc.

É uma função tão poderosa que escreverei um artigo complementar para melhor explicá-la. Antes disso, você pode se referir a este .

CUI

Fonte: https://bit.ly/2SxaE32 

 

Claire He 
Consultora de produto ZWCAD

 

Gostou do Post de hoje? Então acompanhe mais se inscrevendo em nosso blog para receber mensalmente dicas valiosas em nossa newsletter!

Até o próximo post! 

Quer saber mais sobre o ZWCAD? Assista a Webinar sobre as novidades da versão 2021 para conhecer ainda mais o poder do ZWCAD!


Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This