Como trabalhar com tabelas no BIM

Rate this post

O que é uma tabela? 

As tabelas do ARCHLine.XP são as representações tabulares das informações derivadas de seu modelo de construção.

Essas informações geralmente são sobre seus elementos de construção, componentes e outras partes arquitetônicas, e frequentemente precisamos listá-los. Por exemplo, precisamos visualizar as salas, dispostas em formato de lista, onde queremos ver quantas portas e janelas estão colocadas no projeto, de que tipo são, ou qual o material das paredes, das lajes em cada nível do projeto, entre outros. A criação de documentos de construção é mais precisa e muito mais rápida usando essas tabelas. então dessa forma 

Vamos criar uma lista de salas na qual podemos representá-las no projeto em cada nível. Na no menu Ribbon, selecione Opções/Documentação/grupo tabelas, escolha Definir tabela.

Primeiro, selecione a disciplina na caixa de diálogo de tabelas. É assim que determinamos que queremos criar uma tabela a partir de elementos arquitetônicos, de design de interiores ou ambientais/externos.

Em Tipos, selecione um elemento a partir do qual gostaríamos de criar a tabela.
Em Tipos, selecione um elemento a partir do qual gostaríamos de criar a tabela.

 

Vamos selecionar os Elementos Arquitetônicos da lista Disciplina, então Sala e Área dos Tipos.
Vamos selecionar os Elementos Arquitetônicos da lista Disciplina, então Sala e Área dos Tipos.

O programa tem uma tabela padrão para cada tipo que pode ser personalizada, nossa tabela atual se chama agora tabela de Sala e Área. As opções de parâmetro da mesma podem ser encontradas no meio da caixa de diálogo, a partir da qual tabelas personalizadas podem ser construídas. Essas propriedades são encontradas no programa por padrão. então dessa forma então dessa forma então dessa forma 

Ocultando colunas então dessa forma então dessa forma 

Se não precisarmos de um determinado parâmetro nas tabelas, não é necessário excluí-lo, basta desativar sua visibilidade. Sob o título Visível, clique no colchete com uma marca nele – isso desativará a visibilidade da coluna. Neste caso, o parâmetro oculto não estará visível na tabela, embora ainda faça parte dela: por exemplo, a tabela pode ser ordenada de acordo com esse parâmetro na colocação, mesmo que não possamos vê-la.

3.png

Criando uma nova tabelaentão dessa forma 

Para criar uma nova tabela (modelo de tabela), clique em Novo e digite o nome desejado. No meio desta caixa de diálogo, encontramos as propriedades gerais, valores calculados e os principais grupos dos parâmetros BIM. Selecione uma das propriedades ou quantidades com as quais deseja trabalhar.

Vamos continuar adicionando parâmetros à tabela da lista abaixo.

Selecione um parâmetro, clique no botão ao lado dele (aquele com a seta apontando para a direita). Ao fazer isso, o parâmetro aparece na tabela do lado direito como parte do Modelo de tabela.

4.png

Em Propriedades Gerais, escolhemos as categorias Andar, Nome do quarto, Número do quarto e os materiais do quarto. Clique na categoria de outro parâmetro, selecione a categoria Valores Calculados e adicione a Área Bruta da lista abaixo.então dessa forma então dessa forma então dessa forma 

5.png

A tabela à direita agora mostra o conteúdo de nossa nova Tabela. Aqui podemos mover os parâmetros para cima ou para baixo na lista ou até mesmo excluí-los.então dessa forma então dessa forma 

6.png

Os parâmetros também podem ser renomeados. Clique no campo Área Bruta à direita e altere seu nome para Área.

então dessa forma então dessa forma então dessa forma então dessa forma 

Significado da coluna de resumo então dessa forma 

Alguns parâmetros de tabela podem ser resumidos para manter seu tabelamento conciso. Quando um parâmetro não pode ser resumido, este campo não pode ser ativado. Onde a tabela permitir, clique na caixa marcada com uma marca de seleção na coluna de resumo e desligue/ligue. Quando ligado, a soma dos valores indicados na tabela pode ser exibida, por exemplo. todas as áreas brutas dos quartos no mesmo nível.

Para fechar a janela e salvar a Tabela, clique no botão OK.

A nova Tabela aparece no Navegador do projeto na categoria tabela, na subcategoria Sala e área.

Colando o modelo de tabela em outro projeto 

Se você quiser usar a nova tabela em seu computador para todos os outros projetos, clique com o botão direito do mouse no Navegador de Projetos e selecione Salvar como global no menu exibido. A partir de agora, esta tabela estará disponível no programa para uso posterior. Claro, isso significa apenas transferir o Modelo de tabela, ele não carrega os dados do seu projeto atual. Em vez disso, em qualquer novo projeto, a tabela listará os elementos desse projeto específico.então dessa forma então dessa forma 

É uma boa prática colocar primeiro a tabela no desenho com a formatação desejada, pois ao selecionar o comando Salvar como global, o programa salva também as configurações de formatação, que foram configuradas antes da colocação da tabela.então dessa forma então dessa forma 

Exporte sua tabela para outro usuário

O template da tabela pode ser salvo em um arquivo XML, e isso serve para dois propósitos: podemos usar o mesmo  em outro projeto, sem a necessidade de refazer para cada projeto, e também podemos enviá-lo para outro usuário.

No Project Navigator, clique com o botão direito do mouse no nome da tabela e clique em Exportar. Você também pode encontrar a mesma função clicando no botão Exportar na caixa de diálogo Criação de tabela.

Na caixa de diálogo Salvar como, digite o nome do arquivo e clique no botão Salvar.

Importação de tabelaentão dessa forma 

O que acontece se você quiser usar uma tabela que foi criada por um colega e enviada a você como um arquivo de modelo?então dessa forma então dessa forma então dessa forma 

Na caixa de diálogo Criação de tabela, clique no botão Importar. Em seguida, selecione o arquivo XML que deseja importar e clique no botão OK. O modelo de tabela importado aparece no programa.

Inserindo uma tabela então dessa forma então dessa forma 

Existem dois locais de onde você pode colocar uma tabela. Uma opção é usar a o menu ribbon em Opções / guia Documentação / grupo Tabelas / comando Colocar Tabela. A outra opção é selecionar a tabela do Project Navigator na subcategoria Tabela e simplesmente arrastá-la para o desenho.

7.png

Formatação de tabela 

A caixa de diálogo formatação de tabela fornece opções de classificação e agrupamento em vários níveis. O conteúdo da tabela pode ser organizado de várias maneiras: você pode adicionar cabeçalhos, rodapés e totais gerais e mais. Se estivermos usando fases de projeto durante o trabalho, também podemos exibir a tabela com base nas fases.

Se a opção Itemizar cada instância estiver no modo desativado, as portas, janelas e outros itens do mesmo tamanho serão resumidos na mesma linha.

Clique no botão OK na parte inferior da caixa de diálogo e coloque a tabela na planta baixa.
Clique no botão OK na parte inferior da caixa de diálogo e coloque a tabela na planta baixa.

Existem campos na Tabela que você pode editar. Se um campo é editável ou não depende do tipo de tabelamento. O parâmetro atualmente editável é indicado por campos marcados em azul. Clique na tabela, depois simplesmente clique no campo azul e edite o conteúdo.

9.png

Atualizando uma tabela  então dessa forma 

As tabelas podem ser criadas e colocadas a qualquer momento durante o processo de design. Se o projeto mudar de forma que afete os dados da tabeça, ela é atualizada automaticamente.

A atualização automática pode ser personalizada usando o menu ribbon em Opções / guia Documentação / grupo tabelas / comando atualizar automaticamente a tabela.

A atualização automática de tabelas pode ser demorada para grandes modelos, e só deve ser ativada se o projeto justificar.
A atualização automática de tabelas pode ser demorada para grandes modelos, e só deve ser ativada se o projeto justificar.

Editando a célula da tabela  então dessa forma 

As tabelas que colocamos são representações tabulares das informações do modelo do projeto, de modo que elas sempre refletem as mudanças no modelo. então dessa forma 

Isso também é verdade ao contrário: clicando nas células da tabela colocada, o conteúdo das células pode ser editado e a modificação será visível imediatamente no elemento fornecido.

Clicando no ícone da lupa no início de cada linha, o programa exibe o elemento dado na planta baixa.

Todos os campos, com os marcadores azuis sobre eles, podem ser editados clicando na tabela.
Todos os campos, com os marcadores azuis sobre eles, podem ser editados clicando na tabela.

Tabela em uma janela separada  então dessa forma 

É possível abrir a tabela em uma janela separada. Isso é especialmente útil se tivermos dois monitores – um pode ter o modelo nele, enquanto o outro tem a tabela mostrada.

No menu ribbon em Opções/guia Documentação/grupo tabelas, selecione o comando Exibir tabela na janela. Você também pode editar os campos disponíveis nesta exibição.

12.png

Salvando a tabela em um arquivo excel então dessa forma 

Para abrir ou salvar a tabela inserida em um arquivo do Excel, selecione o menu ribbon em Opções / guia Documentação / grupo tabela / comando Salvar no Excel e clique na tabela no desenho que deseja exibir no Excel.então dessa forma  então dessa forma  então dessa forma 

Este comando também está disponível em outro local: clique na tabeçla com o botão direito do mouse e selecione Salvar no Excel no menu que aparece.então dessa forma 

Agora chegou a sua vez de testar o ARCHLine.XP com tudo o que ele pode oferecer! Entre em contato conosco e garanta já a sua versão de avaliação gratuita! então dessa forma 

Confira aqui uma de nossas webinars para ficar sempre por dentro de dicas e novidades!



Leia Mais! então dessa forma então dessa forma 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This